SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Knowledge and practices by adolescents in preventing occupational injuries: a qualitative studyPortuguese version of the Family Environment Scale: aplication and validation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GUIMARAES, Patricia Neves; MARTIN, Denise  and  QUIRINO, José. Aids em área rural de Minas Gerais: abordagem cultural. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 412-418. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006005000019.

OBJETIVO: Descrever comportamentos facilitadores à exposição ao HIV/Aids em população rural. MÉTODOS: Pesquisa qualitativa realizada com 52 pacientes atendidos em ambulatório de DST/Aids, em 2002-2003. Foram feitas entrevistas abertas e semi-estruturadas em profundidade com os participantes (30 homens e 22 mulheres), conduzidas no ambulatório ou em suas residências, em municípios rurais da região norte de Minas Gerais. As entrevistas foram transcritas, analisadas em categorias: concepções da doença, trabalho, sociabilidade, informações prévias sobre a doença, modo de vida. A interpretação dos resultados baseou-se na análise de conteúdo. RESULTADOS: Na percepção dos entrevistados, a Aids era "doença de cidade grande" e de "forasteiro", desvinculada da cultura local. Todos os entrevistados se infectaram através de atividades heterossexuais ou homossexuais. A migração rural-urbana é aspecto relevante da infecção do HIV na região devido ao deslocamento em busca de trabalho. CONCLUSÕES: As noções populares de doença contribuem para vulnerabilidade à infecção pelo HIV. É necessário apreender noções culturais locais para melhor entender as categorias de pensamento dessa população, enfocando essas noções ao divulgar informações sobre a doença.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida; População rural; Conhecimentos [atitudes e prática em saúde]; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese