SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Portuguese version of the Family Environment Scale: aplication and validationQuality of death statistics by unknown causes in Brazilian states author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GONCALVES, Antonio C; NORONHA, Cláudio P; LINS, Marcos PE  and  ALMEIDA, Renan MVR. Análise Envoltória de Dados na avaliação de hospitais públicos nas capitais brasileiras. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 427-435. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006005000023.

OBJETIVO: Aplicar a metodologia de Análise Envoltória de Dados na avaliação do desempenho de hospitais públicos em termos das internações em suas clínicas médicas. MÉTODOS: A eficiência dos hospitais foi medida a partir do desempenho de unidades de decisão nas variáveis estudadas para cada hospital, no ano 2000. Foram analisados dados referentes às internações em clínica médica dos hospitais SUS das capitais estaduais do Brasil e Distrito Federal (taxas de mortalidade e tempo médio de internação, valor médio da internação e perfil de doenças). A técnica de análise de correlação canônica foi introduzida na restrição do intervalo de variação das variáveis. O modelo Constant Returns to Scale foi utilizado para gerar escores que permitissem avaliar a eficiência das unidades. A partir dos escores obtidos, os municípios foram classificados de acordo com seu desempenho relativo nas variáveis analisadas. Procurou-se correlação entre os escores de classificação com variáveis exógenas: despesas com programas de saúde básica por habitante e índice de desenvolvimento humano das capitais. RESULTADOS: Nos hospitais estudados se destacaram as doenças do aparelho circulatório (23,6% das internações); e a taxa de mortalidade foi de 10,3% das internações. Das 27 capitais, quatro alcançaram 100% de eficiência (Palmas, Macapá, Teresina e Goiânia), sete ficaram entre 85% e 100%, dez entre 70% e 85% e dez com menos de 70%. CONCLUSÕES: A ferramenta utilizada mostrou ser aplicável para a avaliação de desempenho de hospitais públicos, revelando a grande variabilidade entre as capitais brasileiras, no que se refere às internações em clínica médica.

Keywords : Sistema Único de Saúde; Avaliação de serviços de saúde; Serviços hospitalares; Eficiência organizacional; Sistemas de informação; Análise de dados.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese