SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Quality of death statistics by unknown causes in Brazilian statesEvolution of the epidemiological research on physical activity in Brazil: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CABRAL, Maria Deolinda Borges  and  LUIZ, Ronir Raggio. Análise de sensibilidade para um confundidor não mensurado utilizando planilha eletrônica. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 446-452. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000300017.

Em estudos que avaliam o efeito de uma dada variável de exposição e um determinado desfecho de interesse, uma situação de confusão pode ser caracterizada pela falsa aparência de que a variável de exposição produz o desfecho de interesse quando, de fato, o efeito observado se deve a um fator de confundimento que está presente. Entretanto, é pouco freqüente a utilização de técnicas quantitativas para determinar a influência potencial de confundidores não mensurados. A análise de sensibilidade é uma técnica estatística que permite uma medida quantitativa do impacto de uma variável confundidora não mensurada na associação de interesse que está sendo avaliada. O objetivo do artigo foi viabilizar a aplicação, por meio de planilha eletrônica, de dois métodos de análise de sensibilidade disponíveis na literatura, desenvolvidos por Rosenbaum e Greenland. Dessa forma, é possível facilitar ao pesquisador a incorporação desse ferramental quantitativo ao conjunto de procedimentos que já são comuns na etapa de validação dos resultados.

Keywords : Interpretação estatística de dados; Análise de sensibilidade; Fatores de confusão [Epidemiologia]; Estudos observacionais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English