SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue5Pediatric (Otolaryngology) at the Public Health System of a city in Southeastern BrazilRelationship between fluoride levels in the public water supply and dental fluorosis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GOULART, Bárbara Niegia Garcia de  and  CHIARI, Brasília Maria. Prevalência de desordens de fala em escolares e fatores associados. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.5, pp. 726-731. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000500006.

OBJETIVO: Verificar a prevalência de alterações de fala em escolares e fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em amostra aleatória de 1.810 escolares de ambos sexos, matriculados na primeira série de ensino público de Canoas (Rio Grande do Sul), em 2001. Os escolares com idades entre cinco e 11 anos foram submetidos a teste de rastreamento, previamente validado para levantamento de alterações fonéticas e/ou fonológicas. Dados referentes à história de repetência escolar, sexo, idade da criança, escolaridade do pai e escolaridade da mãe foram levantados para testar as associações. As associações entre as variáveis foram analisadas pelo teste do qui-quadrado. RESULTADOS: A prevalência de desordens de fala nas crianças estudadas foi de 24,6% e maior em crianças com cinco a seis anos quando comparadas com as crianças com dez anos ou mais. A prevalência de alteração de fala por volta dos cinco anos de idade foi de 57% e entre oito e dez anos, 42%. A proporção de alteração de fala foi semelhante entre os sexos. As alterações se associaram ao grau de escolaridade das mães e dos pais, 79,5% e 78,6%, respectivamente, com menos de um ano de estudo. CONCLUSÕES: Os escolares estudados apresentaram prevalência de alterações de fala maior que as encontradas na literatura. A escolaridade dos pais foi importante fator associado às alterações.

Keywords : Criança; Distúrbios da fala [epidemiologia]; Fatores de risco; Fatores socioeconômicos; Estudos transversais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese