SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue5Prevalence of intimate partner violence against women in regions of BrazilHigh expenditure on a private healthcare plan: for whom and in what author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PRECIOSO, José et al. Poluição do ar interior provocada pelo fumo do cigarro em locais públicos de Portugal. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.5, pp. 808-813. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000500015.

OBJETIVO: Poucos têm sido os estudos para conhecer o grau de poluição pelo fumo do tabaco a que estão sujeitas as pessoas em vários lugares públicos e privados. O objectivo do estudo foi quantificar o nível de poluição do ar provocada pelo fumo do cigarro em locais de trabalho e de lazer. MÉTODOS: O estudo foi realizado no concelho de Braga, Portugal, em 2005. A medição dos teores de nicotina no ar interior foi realizada com monitores passivos contendo um filtro de 37 mm de diâmetro tratado com bissulfato sódico no seu interior. Os monitores foram colocados em lugares públicos, de trabalho e de lazer, pré-definidos. Para cada um dos locais, calculou-se a mediana da nicotina. RESULTADOS: A presença de nicotina foi detectada em 85% das amostras. Foram encontrados valores elevados de contaminação do ar nas discotecas, com mediana de 82,26 µg/m3, variando entre os 5,79 e os 106,31 µg/m3.Os locais de trabalho da administração pública e da universidade apresentaram os valores mais baixos de nicotina. CONCLUSÕES: Os dados confirmam a necessidade de reforçar a implemen-tação e sobretudo, o cumprimento de políticas sem fumo nos locais de trabalho e de lazer, em benefício da saúde dos trabalhadores e como medida reforçadora de um ambiente que facilite aos fumadores o abandono do fumo do tabaco.

Keywords : Poluição por fumaça de tabaco [análise]; Poluição do ar em ambientes fechados; Amostras de ar; Monitoramento do ar; Tabagismo [prevenção e controle]; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese