SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue5High expenditure on a private healthcare plan: for whom and in whatAssociation between preventive care provided in public dental services and caries prevalence author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CANDIAGO, Rafael Henriques  and  ABREU, Paulo Belmonte de. Uso do Datasus para avaliação dos padrões das internações psiquiátricas, Rio Grande do Sul. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.5, pp. 821-829. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000500017.

OBJETIVO: Descrever a construção e o teste de rotina para análise das interna-ções psiquiátricas pelo Sistema Único de Saúde, a partir de seu banco de dados (Datasus), e analisar as características e tendências dessas internações. MÉTODOS: Foram extraídos dados das autorizações de internação hospitalar dos anos de 2000 a 2004, no Rio Grande do Sul. Os dados referentes a 91.233 internações foram processados por meio de sintaxes pelo programa SPSS, tendo sido testada a confiabilidade das rotinas. Foram descritas as freqüências das internações em hospitais gerais e psiquiátricos, e os principais diagnósticos, com análise de tendências por modelos de regressão polinomial. RESULTADOS: As confiabilidades intra e interavaliador foram de 100%. Observou-se tendência de crescimento na proporção das internações por transtornos de humor e de diminuição naquelas por esquizofrenia e por transtornos orgânicos. A proporção de internações por transtorno por uso de substâncias manteve-se estável. Houve tendência crescente na proporção do número de internações psiquiátricas em hospitais gerais, apresentando um crescimento de 97,7% no período. CONCLUSÕES: Foram evidenciadas a confiabilidade e a viabilidade das rotinas apresentadas, sugerindo o uso dos arquivos do Sistema de Informações Hospitalares como fonte de dados para a avaliação contínua das internações psiquiátricas pelo Sistema Único de Saúde. As alterações observadas nas proporções de internações psiquiátricas podem ter sido devido às mudanças: no tipo de pacientes; no padrão de diagnósticos, conhecido como viés de diagnóstico orientado pelo tratamento; e na legislação.

Keywords : Hospitais psiquiátricos; Hospitais gerais; Hospitalização; Tempo de internação; Sistemas de informação; Sistema Único de Saúde [estatística & dados numéricos].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese