SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue6Socioeconomic variables and dengue transmissionVariance estimation methods in samples from household surveys author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MAIA-ELKHOURY, Ana Nilce Silveira; CARMO, Eduardo Hage; SOUSA-GOMES, Marcia Leite  and  MOTA, Eduardo. Análise dos registros de leishmaniose visceral pelo método de captura-recaptura. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.6, pp. 931-937. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000600007.

OBJETIVO: Analisar o número de casos, óbitos, incidência e letalidade e estimar a subnotificação da leishmaniose visceral, bem como a cobertura dos sistemas nacionais de informações. MÉTODOS: Foram analisados casos confirmados de leishmaniose visceral com base nos sistemas: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH), nos anos de 2002 e 2003. As variáveis utilizadas no relacionamento para identificação dos pares foram: nome do paciente, nome da mãe, data de nascimento, sexo, município de residência e endereço. Para cálculo das estimativas aplicou-se a metodologia de captura-recaptura, utilizando a fórmula de Chapman. RESULTADOS: A subnotificação estimada para casos de leishmaniose visceral no Sinan, em relação ao SIH e SIM, foi 42,2% e 45,0%, respectivamente. A subnotificação estimada de óbitos no SIM foi 53,0% e 46,5%, quando comparada com Sinan-óbitos e SIH-óbitos, respectivamente. Comparando o Sinan e o SIH, a incidência estimada foi de 2,9 por 100.000 habitantes, 70,5% mais alta que a encontrada utilizando somente os dados do Sinan. Da comparação dos dados do SIM e Sinan-óbitos a letalidade estimada de 8%, representou um incremento de 16% da inicialmente registrada no Sinan-óbitos. CONCLUSÕES: Os resultados mostram elevada subnotificação estimada de casos e óbitos de leishmaniose visceral no Brasil. O relacionamento dos sistemas de informações e aplicação do método captura-recaptura permitiram conhecer e melhorar as estimativas epidemiológicas, sendo factível sua utilização nos serviços de saúde.

Keywords : Leishmaniose visceral; Epidemiologia; Captura-recaptura; Notificação de doenças; Subnotificação; Sistemas de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in English | Portuguese