SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue6Socioeconomic variables and dengue transmissionVariance estimation methods in samples from household surveys author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

MAIA-ELKHOURY, Ana Nilce Silveira; CARMO, Eduardo Hage; SOUSA-GOMES, Marcia Leite  and  MOTA, Eduardo. Análise dos registros de leishmaniose visceral pelo método de captura-recaptura. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.6, pp. 931-937. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000600007.

OBJETIVO: Analisar o número de casos, óbitos, incidência e letalidade e estimar a subnotificação da leishmaniose visceral, bem como a cobertura dos sistemas nacionais de informações. MÉTODOS: Foram analisados casos confirmados de leishmaniose visceral com base nos sistemas: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH), nos anos de 2002 e 2003. As variáveis utilizadas no relacionamento para identificação dos pares foram: nome do paciente, nome da mãe, data de nascimento, sexo, município de residência e endereço. Para cálculo das estimativas aplicou-se a metodologia de captura-recaptura, utilizando a fórmula de Chapman. RESULTADOS: A subnotificação estimada para casos de leishmaniose visceral no Sinan, em relação ao SIH e SIM, foi 42,2% e 45,0%, respectivamente. A subnotificação estimada de óbitos no SIM foi 53,0% e 46,5%, quando comparada com Sinan-óbitos e SIH-óbitos, respectivamente. Comparando o Sinan e o SIH, a incidência estimada foi de 2,9 por 100.000 habitantes, 70,5% mais alta que a encontrada utilizando somente os dados do Sinan. Da comparação dos dados do SIM e Sinan-óbitos a letalidade estimada de 8%, representou um incremento de 16% da inicialmente registrada no Sinan-óbitos. CONCLUSÕES: Os resultados mostram elevada subnotificação estimada de casos e óbitos de leishmaniose visceral no Brasil. O relacionamento dos sistemas de informações e aplicação do método captura-recaptura permitiram conhecer e melhorar as estimativas epidemiológicas, sendo factível sua utilização nos serviços de saúde.

Keywords : Leishmaniose visceral; Epidemiologia; Captura-recaptura; Notificação de doenças; Subnotificação; Sistemas de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )