SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue6Adverse events following diphtheria, pertussis and tetanus vaccinations and factors associated with severityDiagnosis and control of polypharmacy in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LOURO, Estela; ROMANO-LIEBER, Nicolina Silvana  and  RIBEIRO, Eliane. Eventos adversos a antibióticos em pacientes internados em um hospital universitário. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.6, pp. 1042-1048.  Epub Nov 01, 2007. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006005000049.

OBJETIVO: Antibióticos são os medicamentos que mais causam eventos adversos, gerando problemas aos pacientes e custos adicionais ao sistema de saúde. Assim, objetivou-se analisar a ocorrência de eventos adversos a antibióticos em pacientes internados em um hospital. MÉTODOS: Realizou-se monitoramento intensivo do uso de antibióticos em pacientes adultos internados no município de Maringá, Paraná, de setembro de 2002 a fevereiro de 2003. Foram pesquisadas variáveis relativas aos medicamentos em uso, em particular aos antibióticos e aos eventos adversos. Com base em critérios para a avaliação do uso correto dos antibióticos, os eventos observados foram classificados como reações adversas, erros de medicação e "quase erros". Para relação de causalidade entre a administração do fármaco e o surgimento dos eventos utilizou-se o algoritmo de Naranjo. RESULTADOS: Foram acompanhados 87 pacientes e identificados 91 eventos adversos, sendo três deles (3,3%) reações adversas a medicamentos, sete (7,7%) erros de medicação, e 81 (89,0%) "quase erros". As reações a medicamentos ocorreram devido ao uso de quinolonas e foram consideradas "prováveis" utilizando-se o algoritmo de Naranjo. Os sete erros de medicação ocorreram devido a quatro prescrições incorretas de dose e três interações medicamentosas. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que a falta de conhecimento do medicamento ou a falta de informação sobre o paciente no momento da prescrição tenham sido os principais fatores envolvidos na ocorrência das reações a medicamentos.

Keywords : Agentes antibacterianos [efeitos adversos]; Prescrição de medicamentos; Erros de medicação; Pacientes internados; Hospitais universitários; Farmacovigilância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in English | Portuguese