SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Intervenção religiosa na recuperação de dependentes de drogasCondutas pós-exposição ocupacional a material biológico na odontologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

BUJDOSO, Yasmin Lilla Veronica  e  COHN, Amélia. Universidade como coping para lidar com o trabalho na assistência do mestrando enfermeiro. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 273-278. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008000200012.

OBJETIVO: Analisar a relação entre os principais indícios de estresse, coping e estressores em mestrandos enfermeiros e o processo de elaboração da dissertação com sua inserção profissional. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Pesquisa exploratória qualitativa de análise temática utilizando entrevistas individuais. A amostra de conveniência consistiu de 18 mestrandos e seis orientadores de uma universidade do Estado de São Paulo, em 2004. ANÁLISE DOS RESULTADOS: Apesar de o curso apresentar momentos estressantes, os mestrandos consideravam o estudo como oportunidade de abandonar a assistência para vir a lecionar. O aspecto mais prazeroso da pós-graduação foi dispor de um ambiente de reflexão das questões profissionais, reforçando a visão do mestrado como fuga e busca de suporte. O mestrado era visto pelo enfermeiro como fórum de legitimação do saber para conquistar o reconhecimento profissional não encontrado na assistência, onde se sentia desprestigiado, emergindo possivelmente deste contexto sua necessidade de "fugir" do hospital. CONCLUSÕES: Para os mestrandos de enfermagem o mestrado era menos estressante que suas atividades profissionais, consistindo em coping de fuga e busca de suporte para lidar com a prática assistencial.

Palavras-chave : Estudantes; Estresse Psicológico; Dissertações Acadêmicas; Pesquisa Qualitativa; Programas de Pós-Graduação em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês