SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Bottle feeding during the first month of life: determinants and effect on breastfeeding techniquePhysical violence and associated factors: a population-based study in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LOURENCO, Márcia Aguiar  and  DESLANDES, Suely Ferreira. Experiência do cuidado materno e amamentação sob a ótica de mulheres vítimas de violência conjugal. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 615-621.  Epub July 11, 2008. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008005000040.

OBJETIVO: Descrever os significados que mulheres vítimas de violência conjugal atribuem à experiência dos cuidados maternos e da amamentação. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Foi realizado estudo qualitativo com 11 mulheres que sofreram violência conjugal durante a gravidez, com idade entre 16 e 41 anos, recrutadas em um hospital do município do Rio de Janeiro entre os meses de janeiro e março de 2005. Foram realizadas entrevistas em profundidade com essas mulheres e a técnica utilizada para produzir os dados foi a história de vida tópica complementada por roteiro semi-estruturado. ANÁLISE DOS RESULTADOS: A experiência de cuidar e amamentar foi expressa por sentimentos ambíguos: marcadamente solitária e de momentos vistos como positivos. O desmame ocorreu precocemente para a maioria das entrevistadas. A necessidade de trabalhar fora, a falta de informação sobre amamentação e a própria experiência de violência foram as principais razões expostas para não prosseguirem com a amamentação. CONCLUSÕES: O estudo aponta a necessidade de considerar a mulher como protagonista do modelo assistencial em amamentação, construindo espaços de escuta que incluam a atenção para a violência conjugal, bem como meios diferenciados de apoio.

Keywords : Mulheres Maltratadas; Comportamento Materno; Aleitamento Materno [psicologia]; Cuidado do Lactente; Saúde Materno-Infantil; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese