SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Physical violence and associated factors: a population-based study in Southern BrazilSurvival after motor vehicle crash: impact of clinical and prehospital variables author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SOUZA, Norma Suely Souto; SANTANA, Vilma Sousa; ALBUQUERQUE-OLIVEIRA, Paulo Rogério  and  BARBOSA-BRANCO, Anadergh. Doenças do trabalho e benefícios previdenciários relacionados à saúde, Bahia, 2000. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 630-638. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008000400008.

OBJETIVO: Estimar a contribuição das doenças relacionadas ao trabalho nos afastamentos por problemas de saúde em geral e ocupacionais. MÉTODOS: Foram analisados dados sociodemográficos, ocupacionais e de saúde referentes a 29.658 registros dos benefícios por incapacidade temporária concedidos por agravos à saúde pelo Instituto Nacional do Seguro Social, no Estado da Bahia, em 2000. Foram considerados casos todos os diagnósticos clínicos constantes da CID-10, com exceção das causas externas e fatores que influenciam o contato com os serviços de saúde. A vinculação do diagnóstico com a ocupação baseou-se no código CID-10 e se a espécie do benefício era "acidentária". RESULTADOS: Dentre os benefícios, 3,1% foram concedidos para doenças do trabalho: 70% eram doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo e 14,5% do sistema nervoso. No geral, benefícios concedidos numa freqüência maior que o dobro da esperada foram: para tenossinovites na indústria da transformação (Razão de Proporção-RP=2,70), síndrome do túnel do carpo na intermediação financeira (RP=2,43) e transtornos do disco lombar no ramo de transporte, correio e telecomunicações (RP=2,17). Entretanto, não foi estabelecido nexo causal para estas doenças, nesses ramos de atividade, em percentual significativo de benefícios. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem a existência de possíveis fatores de risco ocupacionais para enfermidades nesses ramos de atividade, como também o sub-registro da vinculação das patologias com o trabalho, camuflando a responsabilidade das empresas e a perspectiva de prevenção pela reorganização do trabalho.

Keywords : Doenças Profissionais; Causalidade; Registros de Doenças; Benefícios do Seguro; Previdência Social; Saúde do Trabalhador.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese