SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Survival after motor vehicle crash: impact of clinical and prehospital variablesTemporal-spatial risk model to identify areas at high-risk for occurrence of dengue fever author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LIMA, Liliam Pereira de; SINGER, Julio da Motta  and  SALDIVA, Paulo Hilário do Nascimento. Análise espacial da violência urbana baseada em dados de pronto-socorro. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 648-655. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008000400010.

OBJETIVO: Estimar a intensidade espacial de eventos violentos utilizando metodologia estatística baseada em ondaletas (wavelets) e em dados de pronto-socorro. MÉTODOS: Foram analisados dados referentes a vítimas de causas externas atendidas em pronto-socorro municipal localizado na zona Sul da cidade de São Paulo (SP) no período de 1/1/2002 a 11/1/2003. As informações foram obtidas a partir dos registros hospitalares. As 3.540 ocorrências foram localizadas geograficamente e os casos com endereço incompleto foram alocados com base numa escolha aleatória uniforme. Processos pontuais e técnicas de ondaletas foram utilizados para estimar a intensidade espacial, definida como o número esperado de eventos por unidade de área. RESULTADOS: Do total de ocorrências georreferenciadas, 59% foram acidentes e 40% agressões. A intensidade estimada indica que a distribuição espacial dos eventos não é homogênea, concentrando-se em dois distritos e três grandes avenidas localizados na zona Sul da cidade de São Paulo. CONCLUSÕES: A utilização de ondaletas permite obter o número esperado de eventos e respectiva banda de confiança para quaisquer sub-regiões e, conseqüentemente, calcular estimativas dos riscos de ocorrência dos eventos de interesse, fornecendo subsídios para a definição de políticas para o enfrentamento da violência urbana. Dados hospitalares combinados com a metodologia para estimação da intensidade de ocorrência provaram-se úteis para estudar a violência urbana.

Keywords : Violência; Zonas Urbanas; Registros Médicos; Sistemas de Informação Geográfica; Métodos e Procedimentos Estatísticos; Intensidade de processos pontuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English