SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Utilization of oral health care for Down syndrome patientsMental health and continuity of care in healthcare centers in a city of Southeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CARVALHO, Liliane Brandão; BOSI, Maria Lúcia Magalhães  and  FREIRE, José Célio. Dimensão ética do cuidado em saúde mental na rede pública de serviços. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 700-706.  Epub June 05, 2008. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008005000033.

OBJETIVO: Analisar os sentidos do cuidado para com o usuário atendido no âmbito da assistência em saúde mental, a partir de percepções de psicólogos atuando no cotidiano de serviços públicos de saúde. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo exploratório qualitativo realizado na cidade de Fortaleza, CE, no ano de 2006. A amostra foi composta por oito informantes do sexo feminino, psicólogas, pertencentes ao quadro funcional da rede estadual de saúde. Para apreensão e construção das informações, foram realizadas entrevistas não-diretivas, gravadas e transcritas. A categorização dos discursos a partir de enfoque hermenêutico possibilitou a construção de rede interpretativa. ANÁLISE DOS RESULTADOS: A rede interpretativa evidenciou que o psicólogo reconhece sua inserção no campo da saúde pública como um desafio, distinto do campo de sua formação. As concepções de cuidado predominantes foram circunscritas à dimensão técnica, embora também tenham sido identificadas outras mais próximas à abertura ética e de respeito à alteridade. CONCLUSÕES: No cotidiano da assistência na rede pública, percebe-se uma atitude de cuidado como técnica, controle e anulação da diferença mais comprometida com os modelos tradicionais da biomedicina e da psicologia clínica. Foram observadas práticas que ultrapassam essa atitude e assumem uma configuração direcionada ao encontro intersubjetivo, ao diálogo, à afetação, à escuta ética, ao compartilhamento de responsabilidades e ao compromisso ético em sua perspectiva sociocultural e política.

Keywords : Psicólogos; Ética Profissional; Serviços de Saúde Mental [ética]; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese