SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue5Translation, adaptation and construct validation of the Clock Test among elderly in BrazilRisk factors for falls in the elderly: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GONCALVES, Lílian Gatto; VIEIRA, Simone Theodosio; SIQUEIRA, Fernando Vinholes  and  HALLAL, Pedro Curi. Prevalência de quedas em idosos asilados do município de Rio Grande, RSPrevalencia de caídas en ancianos asilados del município de Rio Grande, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.5, pp. 938-945. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008000500021.

OBJETIVO: O aumento da expectativa de vida nos países em desenvolvimento tem provocado preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos, principalmente a ocorrência de quedas. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi descrever a prevalência de quedas em idosos que vivem em asilos e fatores associados. MÉTODOS: Estudo de delineamento transversal na cidade de Rio Grande (RS), em 2007. Participaram 180 indivíduos idosos (65 anos ou mais) residentes em asilos para acolhimento. Em entrevista, os idosos responderam a questões de instrumento pré-testado sobre a ocorrência de quedas. Além de análise bivariada (Wald), foi realizada análise por regressão de Poisson com cálculo de razões de prevalência e intervalos de confiança de 95%, ajustada para as variáveis de confusão. RESULTADOS: A prevalência de quedas entre os idosos asilados estudados foi de 38,3%. As quedas foram mais comuns no ambiente do asilo (62,3%), sendo o quarto o ambiente onde ocorreu o maior número de quedas (23%). Na análise ajustada, as quedas se mantiveram associadas com cor da pele branca, com os idosos separados e divorciados, com depressão, e maior quantidade referida de medicamentos para uso contínuo. CONCLUSÕES: O estudo mostra que a prevalência de quedas entre idosos asilados é alta. Embora alguns dos possíveis fatores associados sejam passíveis de prevenção, ainda ocorrem quedas em locais que deveriam ser considerados seguros, como o quarto do idoso.

Keywords : Idoso; Acidentes por Quedas; Fatores de Risco; Saúde do Idoso Institucionalizado; Estudos Transversais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese