SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue6Methods for estimating prevalence ratios in cross-sectional studiesUse of geographic information systems in rabies vaccination campaigns author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MARTINEZ, Edson Zangiacomi; RUFFINO-NETTO, Antonio; ACHCAR, Jorge Alberto  and  ARAGON, Davi Casale. Modelagem Bayesiana do risco de infecção tuberculosa para estudos com perdas de seguimento. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.6, pp. 999-1004. ISSN 0034-8910.

OBJETIVO: Desenvolver um modelo estatístico baseado em métodos Bayesianos para estimar o risco de infecção tuberculosa em estudos com perdas de seguimento, comparando-o com um modelo clássico determinístico. MÉTODOS: O modelo estocástico proposto é baseado em um algoritmo de amostradores de Gibbs, utilizando as informações de perdas de seguimento ao final de um estudo longitudinal. Para simular o número desconhecido de indivíduos reatores ao final do estudo e perdas de seguimento, mas não reatores no tempo inicial, uma variável latente foi introduzida no novo modelo. Apresenta-se um exercício de aplicação de ambos os modelos para comparação das estimativas geradas. RESULTADOS: As estimativas pontuais fornecidas por ambos os modelos são próximas, mas o modelo Bayesiano apresentou a vantagem de trazer os intervalos de credibilidade como medidas da variabilidade amostral dos parâmetros estimados. CONCLUSÕES: O modelo Bayesiano pode ser útil em estudos longitudinais com baixa adesão ao seguimento.

Keywords : Tuberculose [epidemiologia]; Fatores de Risco; Técnicas de Estimativa; Teorema de Bayes; Modelos Matemáticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese