SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue6Use of geographic information systems in rabies vaccination campaignsEpidemiological profile of leprosy in children under 15 in Manaus (Northern Brazil), 1998-2005 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

RODRIGUES-JUNIOR, Antonio Luiz; O, Vinícius Tragante do  and  MOTTI, Vivian Genaro. Estudo espacial e temporal da hanseníase no estado de São Paulo, 2004-2006. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.6, pp. 1012-1020. ISSN 0034-8910.

OBJETIVO: Avaliar a evolução temporal e espacial da endemia de hanseníase no estado de São Paulo. MÉTODOS: Estudo ecológico-social utilizando o número de casos de hanseníase notificados ao Ministério da Saúde de janeiro de 2004 a dezembro de 2006. Foram geradas séries mensais em cada departamento regional de saúde, cujas seqüências foram ajustadas por um modelo markoviano para os coeficientes de detecção de hanseníase. O coeficiente de detecção com o número de casos acumulados no período em cada município foi usado para produzir a distribuição espacial da endemia; uma análise de correlação foi realizada com os coeficientes de detecção de hanseníase e os componentes do Índice de Paulista de Responsabilidade Social. RESULTADOS: Dos 645 municípios do estado de São Paulo, 22 não detectaram casos de hanseníase no período. Na maioria das regiões a tendência da endemia foi decrescente; as séries temporais apresentaram flutuação aleatória, em torno de valores esperados. O declínio foi influenciado por uma queda generalizada nos coeficientes de detecção ao final de 2005. Houve correlação positiva entre os coeficientes de detecção e os componentes "escolaridade" e "longevidade", e negativa com "riqueza" do Índice de Paulista de Responsabilidade Social. CONCLUSÕES: O resultado da análise das séries temporais sugere haver declínio da endemia para a maioria das regiões do estado de São Paulo, enquanto que para a análise espacial são altos os coeficientes ao norte do estado.

Keywords : Hanseníase [Epidemiologia]; Indicadores; Distribuição Temporal; Estudos de Séries Temporais; Estudos Ecológicos; Epidemiologia Descritiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese