SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue6Mental disorder, demographic variables and life satisfactionPrevalence of medical visits and associated factors, Pelotas, Southern Brazil, 1999-2000 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FERREIRA, Márcia Gonçalves; VALENTE, Joaquim Gonçalves; GONCALVES-SILVA, Regina Maria Veras  and  SICHIERI, Rosely. Consumo de bebida alcoólica e adiposidade abdominal em doadores de sangue. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.6, pp. 1067-1073. ISSN 0034-8910.

OBJETIVO: Analisar a associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e adiposidade abdominal. MÉTODOS: Estudo transversal com uma amostra de homens doadores de sangue (N=1.235), de 20 a 59 anos, em Cuiabá (MT), realizado de agosto/1999 a janeiro/2000. Os indicadores de adiposidade abdominal foram circunferência da cintura e relação cintura/quadril, ajustados pela adiposidade total. As medidas aferidas foram: peso, estatura, circunferências da cintura e do quadril. O consumo de álcool foi avaliado utilizando-se um questionário sobre tipo, freqüência e quantidade da bebida consumida. A associação entre o consumo de álcool e adiposidade abdominal foi analisada por regressão linear múltipla, com os modelos ajustados para idade, atividade física, tabagismo e adiposidade total. RESULTADOS: Após ajuste, a circunferência da cintura e a relação cintura quadril mantiveram-se associadas positivamente ao consumo de cerveja (p=0,02) e ao total de álcool consumido (p=0,01 e 0,03, respectivamente). O consumo de aguardente mostrou associação somente com a circunferência da cintura (p=0,04). CONCLUSÕES: O consumo de álcool, particularmente de cerveja, associou-se com a localização abdominal de gordura.

Keywords : Doadores de Sangue; Saúde do Homem; Consumo de Bebidas Alcoólicas [metabolismo]; Gordura Abdominal; Relação Cintura-Quadril; Estudos Transversais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese