SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue6Prevalence of medical visits and associated factors, Pelotas, Southern Brazil, 1999-2000Narratives: use in qualitative health-related research author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SELLI, Lucilda; GARRAFA, Volnei  and  JUNGES, José Roque. Beneficiários do trabalho voluntário: uma leitura a partir da bioética. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.6, pp. 1085-1089. ISSN 0034-8910.

OBJETIVO: Descrever a percepção dos voluntários sobre os beneficiários do trabalho voluntário no setor de saúde hospitalar e a influência que o tema dos benefícios exerce sobre as motivações. MÉTODOS: Estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram 110 voluntários em serviços de saúde referências no tratamento de câncer no Rio de Janeiro (RJ), com coleta de dados de outubro a dezembro de 2001. Os dados foram obtidos por dois instrumentos: um questionário com perfil socioeconômico e sobre motivações para atividade voluntária; e entrevista semi-estruturada para obtenção de dados complementares. RESULTADOS: A visão dos voluntários sobre os beneficiários da atividade voluntária esteve centrada mais freqüentemente no paciente (50,5%), no voluntário (41,9%) e na instituição e sociedade (7,6%). Paciente e voluntário foram considerados simultaneamente beneficiários, sendo o voluntário o que mais recebe benefícios. Foi relatada também uma compreensão do benefício social dessa atividade. CONCLUSÕES: Constatou-se que existe, entre os voluntários, uma noção da importância social do seu trabalho voluntário, faltando uma articulação maior entre motivações individuais e trabalho voluntário como espaço de enfrentamento de problemas sociais.

Keywords : Trabalhadores Voluntários; psicologia; Motivação; Institutos de Câncer; Cuidados Paliativos; Bioética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese