SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Quality of external-cause data in the Hospitalization Information SystemTechnological profile assessment of voluntary HIV counseling and testing centers in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BERNAL, Regina  and  SILVA, Nilza Nunes da. Cobertura de linhas telefônicas residenciais e vícios potenciais em estudos epidemiológicos. Rev. Saúde Pública [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 421-426.  Epub Apr 17, 2009. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009005000024.

OBJETIVO: Estimar o efeito da taxa de cobertura de linhas telefônicas residenciais em potenciais vícios de informação em inquéritos epidemiológicos. MÉTODOS: Foram utilizadas as bases de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios no período de 1998 a 2003 para a estimativa das taxas de cobertura de linhas telefônicas residenciais nas cinco regiões geográficas brasileiras. Utilizou-se a regressão logística múltipla para identificar os fatores associados à posse de linha telefônica fixa. O impacto do vício nos intervalos com 95% de confiança foi avaliado em função da precisão alcançada em cada situação. RESULTADOS: Nas regiões metropolitanas Sudeste, Sul e Centro-Oeste com 70% e mais de cobertura, os vícios associados foram considerados desprezíveis. Nas demais regiões, os vícios relativos estavam acima do limite aceitável (0,4), indicando possíveis erros nas inferências construídas sob intervalo com 95% de confiança. A chance de acesso à linha telefônica residencial foi maior para população com cor da pele branca e maior escolaridade. CONCLUSÕES: Os achados mostram que o uso de cadastro de linhas telefônicas residenciais é indicado para a realização de inquéritos epidemiológicos apenas para estados com cobertura acima de 70%. Metodologias específicas para o tratamento de estimativas obtidas em localidades com taxas inferiores, precisam ser estudadas e divulgadas.

Keywords : Levantamentos Epidemiológicos; Vícios de cobertura; Vigitel; Entrevistas por telefone.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese