SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Technological profile assessment of voluntary HIV counseling and testing centers in BrazilEquity and provision of public dental services in the State of Paraná, Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LOBO, MSC; SILVA, ACM; LINS, MPE  and  FISZMAN, R. Impacto da reforma de financiamento de hospitais de ensino no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 437-445.  Epub Apr 10, 2009. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009005000023.

OBJETIVO: Avaliar o impacto da reforma de financiamento na produtividade de hospitais de ensino. MÉTODOS: A partir do Sistema de Informações dos Hospitais Universitários Federais, foram construídas fronteiras de eficiência e produtividade em 2003 e 2006 com técnicas de programação linear, por meio de análise envoltória de dados, considerando retornos variáveis de escala e orientação a input. Calculou-se o Índice de Malmquist para identificar mudanças de desempenho ao longo dos anos quanto à eficiência técnica (razão entre os escores de eficiência em tempos distintos) e eficiência tecnológica (deslocamento da fronteira no período considerado). RESULTADOS: Houve aumento do aporte financeiro em 51% e da eficiência técnica dos hospitais de ensino (de 11, passaram a ser 17 na fronteira empírica de eficiência), o mesmo não ocorrendo com a fronteira tecnológica. O uso de análise envoltória de dados estabeleceu os benchmarks para as unidades ineficientes (antes e depois da reforma) e os escores de eficiência mostraram uma possível correlação entre a eficiência técnica encontrada e a intensidade e dedicação de ensino. CONCLUSÕES: A reforma permitiu o desenvolvimento de melhorias gerenciais, mas é necessário maior tempo de acompanhamento para observar mudanças mais efetivas do modelo de financiamento.

Keywords : Hospitais de Ensino [organização & administração]; Custos e Análise de Custo; Taxas [Razões e Proporções]; Taxas [métodos]; Administração Financeira de Hospitais; Economia Hospitalar; Eficiência Organizacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese