SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3International perspective on embryonic stem cell researchSeasonal variation in hospitalizations due to heart failure in Niterói city, Southeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VERAS, Renato. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev. Saúde Pública [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 548-554.  Epub Apr 17, 2009. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009005000025.

O estudo discute as conseqüências sociais e, particularmente, da saúde, decorrentes da ampliação do número de idosos no Brasil em um curto período. Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 1998 e 2003, que indicam melhoria das condições de saúde dos idosos e uma distribuição de doença crônica semelhante para todos os grupos de renda. Se, por um lado, os idosos apresentam maior carga de doenças e incapacidades, e usam mais os serviços de saúde, por outro, os modelos vigentes de atenção à saúde do idoso se mostram ineficientes e de alto custo, reclamando estruturas criativas e inovadoras, como os centros de convivência com avaliação e tratamento de saúde. A agenda prioritária da política pública brasileira deveria priorizar a manutenção da capacidade funcional dos idosos, com monitoramento das condições de saúde, com ações preventivas e diferenciadas de saúde e de educação, com cuidados qualificados e atenção multidimensional e integral.

Keywords : Envelhecimento da População; Assistência a Idosos; Saúde do Idoso; Condições Sociais; Assistência à Saúde; Serviços Preventivos de Saúde; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese