SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Utilization of medical services in the public health system in the Southern BrazilDisability pension from back pain among social security beneficiaries, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LIMA, Margareth Guimarães et al. Comportamentos relacionados a saúde e qualidade de vida em idosos: um estudo de base populacional. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 485-493. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000300006.

OBJETIVO: Analisar a associação de comportamentos saudáveis com a qualidade de vida relacionada à saúde em idosos. MÉTODOS: Estudo transversal de base populacional que envolveu 1.958 idosos residentes em quatro áreas do estado de São Paulo, em 2001/2002. A qualidade de vida foi aferida com o uso do instrumento Medical Outcomes Study SF-36-Item Short Form Health Survey. As oito escalas e os dois componentes do instrumento constituíram as variáveis dependentes e as independentes foram atividade física, freqüência semanal de ingestão de bebida alcoólica e hábito de fumar. Modelos de regressão linear múltipla foram usados para controlar o efeito de sexo, idade, escolaridade, trabalho, área de residência e número de doenças crônicas. RESULTADOS: Atividade física foi positivamente associada com as oito escalas do SF-36. As maiores associações foram encontradas em aspectos físicos (β = 11,9), capacidade funcional (β = 11,3) e no componente físico. Idosos que ingeriam bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana apresentaram melhor qualidade de vida do que os que não ingeriam. Comparados com os que nunca fumaram, os fumantes tiveram pior qualidade de vida no componente mental (β = -2,4). CONCLUSÕES: Os resultados apresentam que praticar atividade física, consumir bebida alcoólica moderadamente e não fumar são fatores positivamente associados a uma melhor qualidade de vida em idosos.

Keywords : Idoso; Qualidade de Vida; Estilo de Vida; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Estudos Transversais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English