SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Judicialization of access to medicines in Minas Gerais state, Southeastern BrazilHow many low birthweight babies in low- and middle-income countries are preterm? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PEREIRA, Julio Cesar Rodrigues  and  BRONHARA, Bruna. Índice h de docentes em Saúde Coletiva no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 599-606.  Epub Apr 20, 2011. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011005000027.

OBJETIVO: Estimar valores de referência e função de hierarquia de docentes em Saúde Coletiva do Brasil por meio de análise da distribuição do índice h. MÉTODOS: A partir do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 934 docentes foram identificados em 2008, dos quais 819 foram analisados. O índice h de cada docente foi obtido na Web of Science mediante algoritmos de busca com controle para homonímias e alternativas de grafia de nome. Para cada região e para o Brasil como um todo ajustou-se função densidade de probabilidade exponencial aos parâmetros média e taxa de decréscimo por região. Foram identificadas medidas de posição e, com o complemento da função probabilidade acumulada, função de hierarquia entre autores conforme o índice h por região. RESULTADOS: Dos docentes, 29,8% não tinham qualquer registro de citação (h = 0). A média de h para o País foi 3,1, com maior média na região Sul (4,7). A mediana de h para o País foi 2,1, também com maior mediana na Sul (3,2). Para uma padronização de população de autores em cem, os primeiros colocados para o País devem ter h = 16; na estratificação por região, a primeira posição demanda valores mais altos no Nordeste, Sudeste e Sul, sendo nesta última h = 24. CONCLUSÕES: Avaliados pelos índices h da Web of Science, a maioria dos autores em Saúde Coletiva não supera h = 5. Há diferenças entres as regiões, com melhor desempenho para a Sul e valores semelhantes entre Sudeste e Nordeste.

Keywords : Autoria e Co-Autoria na Publicação Científica; Sistemas de Créditos e Avaliação de Pesquisadores; Indicadores de Produção Científica; Indicadores Bibliométricos; Saúde Pública; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese