SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue6Determinants of stunting in children under five in Pernambuco, Northeastern BrazilHousehold sampling in slums in surveys author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SCHMID, Bianca  and  SILVA, Nilza Nunes da. Estimação de sub-registro de nascidos vivos pelo método de captura e recaptura, Sergipe. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.6, pp. 1088-1098. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000600011.

OBJETIVO: Estimar o número de ocorrências de nascidos vivos e, por conseqüência, o sub-registro civil de nascidos vivos. MÉTODOS: As bases de dados do Sistema Nacional de Informação sobre Nascidos Vivos e do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos segundo e terceiro trimestres de 2006 do estado de Sergipe, foram pareadas por relacionamento determinístico a partir do número da Declaração de Nascido Vivo. A desagregação geográfica adotada foi a de microrregião de residência da mãe. Os modelos de Huggins para populações fechadas foram aplicados para estimar as probabilidades de captura em cada base e o total de nascidos vivos ocorrido no período, dentro de cada desagregação geográfica. O aplicativo utilizado para as estimações foi o Software MARK®. RESULTADOS: O sub-registro civil no período analisado foi de 19,3%. A aplicação do método de captura-recaptura para estimar sub-registro de nascidos vivos é factível, inclusive para desagregações geográficas menores do que unidade da federação. O relacionamento determinístico foi prejudicado em quatro microrregiões, devido à falta de preenchimento do número da Declaração de Nascido Vivo na base do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Identificou-se que a idade da mãe afeta a probabilidade de captura pelo Registro Civil, característica de heterogeneidade na população de nascidos vivos. CONCLUSÕES: O método de captura-recaptura mostrou-se viável para a estimação de sub-registro de nascidos vivos.

Keywords : Nascimento Vivo; Declaração de Nascimento; Sistema de Registros; Registros como Assunto; Estatísticas Vitais; Captura-recaptura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese