SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue6Estimation of live birth underreporting with a capture-recapture method, Sergipe, Northeastern BrazilAssessment of a clinical score for screening suspected pulmonary tuberculosis cases author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALVES, Maria Cecilia Goi Porto et al. Sorteio de domicílios em favelas em inquéritos por amostragem. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.6, pp. 1099-1109. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000600012.

OBJETIVO: Identificar vantagens e desvantagens do uso de segmentos em relação ao sorteio feito a partir da lista completa de endereços, para o sorteio de domicílios em amostragem por conglomerados em múltiplos estágios em favelas. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo qualitativo realizado em quatro favelas sorteadas no Inquérito de Saúde do Município de São Paulo, SP, 2008, nas quais foram aplicadas as duas técnicas. Foram realizados grupos focais com pesquisadores de campo - "arroladores" e entrevistadores do inquérito. Os conteúdos das conversações foram analisados, agrupados em categorias e organizados em núcleos temáticos. ANÁLISE DOS RESULTADOS: A utilização de segmentos de domicílios foi associada a numerosas vantagens e poucas desvantagens. Entre as vantagens, constaram a rapidez e facilidade na elaboração do cadastro de endereços e na localização e identificação de domicílios na etapa de realização das entrevistas, maior segurança dos entrevistadores e da população, maior acesso aos entrevistados, maior estabilidade e maior cobertura do cadastro produzido, e menor ocorrência de erros na identificação dos domicílios sorteados. CONCLUSÕES: A construção de cadastro de domicílios por meio da criação de segmentos é vantajosa em relação à listagem completa de endereços, quando feita em favelas. Por ter se mostrado uma opção econômica e fácil de ser aplicada, constitui alternativa para a simplificação do processo de amostragem em áreas com as suas características de desorganização e adensamento de domicílios.

Keywords : Amostragem; Inquéritos Epidemiológicos [métodos]; Coleta de Dados; Métodos e procedimentos estatísticos; Áreas de Pobreza; Técnicas de pesquisa; Favelas; Erros de cobertura; Amostragem por conglomerados.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese