SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue6Self-perceived oral health and associated factors among the elderly in Campinas, Southeastern Brazil, 2008-2009Seasonal communication about dengue fever in educational groups in primary healthcare author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SANTOS, Francisco Assis da Silva et al. Política de práticas integrativas em Recife: análise da participação dos atores. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.6, pp. 1154-1159. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000600018.

OBJETIVO: Analisar a participação dos atores envolvidos na evolução de política municipal de práticas integrativas. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo com abordagem qualitativa em Recife, PE. A coleta dos dados foi realizada por meio de consultas às atas do conselho municipal de saúde, entre 2004 e 2009, entrevistas com informantes-chave e gestores, e grupos focais com profissionais e usuários. Os dados foram analisados segundo o modelo de condensação de significados. Para apresentação dos resultados, quatro categorias de atores foram formadas, segundo seu poder e interesse, a saber: sujeitos, população, líderes e jogadores. RESULTADOS: Após cinco anos da implantação da política em Recife, só um serviço oferecia práticas integrativas. A população ou os usuários não tiveram participação efetiva e não contribuíram com a política; os profissionais de saúde, apesar do interesse em participar do processo, não foram incluídos. Os líderes encontrados foram o Conselho Municipal de Saúde, os gestores e as entidades médicas, sendo os dois últimos também considerados jogadores, pois participaram efetivamente da elaboração da política. CONCLUSÕES: A participação de poucos atores na construção de uma política de práticas integrativas dificulta sua consolidação e amplia a distância entre formulação e implementação, prejudicando o alcance dos resultados esperados.

Keywords : Participação Comunitária; Políticas Públicas de Saúde; Conselhos de Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese