SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue6Corynebacterium ulcerans diphtheria: an emerging zoonosis in Brazil and worldwideBuilding bridges between research, policy and practice in public health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PAUMGARTTEN, Francisco José Roma. Benefícios dos inibidores de apetite à saúde a longo prazo permanecem sem comprovação. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.6, pp. 1192-1196.  Epub Oct 14, 2011. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011005000075.

O aumento da prevalência da obesidade tornou a prevenção e tratamento do sobrepeso importante desafio para a Saúde Pública. Além da dieta e exercício, os medicamentos são necessários para pacientes que não conseguem perder peso com as mudanças comportamentais. O objetivo do artigo foi sumarizar as preocupações atuais com a segurança e efetividade de medicamentos inibidores do apetite. Vários anorexígenos foram banidos por razões de segurança. Em 2010, a sibutramina foi retirada do mercado porque um estudo de longa duração mostrou que ela aumentava o risco de eventos cardiovasculares. Até agora nenhum estudo com número expressivo de pacientes demonstrou que anorexígenos reduzem a morbi-mortalidade associada ao sobrepeso. A retirada da sibutramina do mercado mostra que diretrizes para avaliação de medicamentos anorexígenos devem ser mais rigorosas, e que estudos de longa duração sobre os benefícios para a saúde devem ser realizados antes da comercialização.

Keywords : Depressores do Apetite; Agentes Anti-Obesidade [efeitos adversos]; Efeitos a Longo Prazo; Resultado de Tratamento; Obesidade [prevenção & controle]; Sibutramina; Segurança de medicamentos; Tratamento da obesidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English