SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número6Benefícios dos inibidores de apetite à saúde a longo prazo permanecem sem comprovação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

BOSI, Maria Lúcia Magalhães  e  GASTALDO, Denise. Construindo pontes entre ciência, política e práticas em saúde coletiva. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.6, pp. 1197-1200. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000600023.

O artigo analisa elementos nucleares no debate nacional e internacional acerca da necessária integração entre ciência, política e práticas em Saúde Coletiva e apresenta subsídios para essa integração. São assinalados alguns obstáculos situados tanto no plano conceitual como aqueles presentes nas relações que se processam em outras esferas e se interpõem à pretendida integração. Dentre os elementos assinalados, evidencia-se que ciência, política e o âmbito das práticas no setor não são campos homogêneos nem tampouco contínuos, implicando relações situadas em diferentes planos e envolvendo diferentes atores. Tais processos desenvolvem-se em arenas distintas, sustentados igualmente por distintas ações, paradigmas e interesses, não isentos de conflitos. Portanto, tal integração é um desafio de grande magnitude, dada sua complexidade e diversidade, objetiva e subjetiva.

Palavras-chave : Pesquisa; Ciência; Política Social; Prática Profissional; Saúde Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês