SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Effect of the Family Health Strategy on surveillance of infant mortalityMaternal and neonatal outcomes at an alongside birth center and at a hospital author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALMEIDA, Wanessa da Silva de  and  SZWARCWALD, Célia Landmann. Mortalidade infantil e acesso geográfico ao parto nos municípios brasileiros. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.1, pp. 68-76.  Epub Jan 06, 2012. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012005000003.

OBJETIVO: Analisar o acesso geográfico ao parto hospitalar nos municípios brasileiros. MÉTODOS: Foram analisadas informações de óbitos e nascimentos quanto à sua adequação para o cálculo do coeficiente de mortalidade infantil no período de 2005 a 2007 para os 5.564 municípios brasileiros. O acesso geográfico foi expresso por indicadores de deslocamento, oferta e acesso aos serviços de saúde. A associação entre o acesso geográfico ao parto e o coeficiente de mortalidade infantil em municípios com adequação de suas informações vitais foi avaliada por meio de regressão múltipla. RESULTADOS: Dentre os municípios analisados, 56% apresentaram adequação das informações vitais, correspondendo a 72% da população brasileira. O deslocamento geográfico ao parto mostrou-se inversamente associado ao porte populacional, à renda per capita, e à mortalidade infantil, mesmo controlado por fatores demográficos e socioeconômicos. CONCLUSÕES: Embora tenham sido desenvolvidas estratégias importantes para a melhoria da qualidade do atendimento às gestantes no Brasil, as ações para garantir o acesso igualitário à assistência ao parto ainda são insuficientes. O maior deslocamento intermunicipal para o parto se mostrou como um fator de risco para a mortalidade infantil, aliado à desigualdade de oferta de serviços qualificados e à falta de integração com a atenção básica de saúde.

Keywords : Mortalidade Infantil; Acesso aos Serviços de Saúde; Eqüidade no Acesso; Desigualdades em Saúde; Deslocamento Geográfico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese