SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Healthcare regulatory concepts in BrazilTraditional knowledge for promotion of socioeconomic inclusion of local communities author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787
Print version ISSN 0034-8910

Abstract

HARRIS, Matthew. Pagamento para desempenho no Programa Saúde da Família: lições do Quality and Outcomes Framework da Inglaterra. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.3, pp.577-582.  Epub Apr 24, 2012. ISSN 1518-8787.

OBJETIVO: Esquemas de pagamento para desempenho recompensam o médico baseado na qualidade e no resultado do tratamento dos seus pacientes. O Ministério da Saúde brasileiro analisa seu uso em hospitais públicos e alguns municípios estão desenvolvendo estratégias de pagamento por desempenho para o Programa de Saúde da Família. No artigo discute-se o Quality and Outcomes Framework - esquema de pagamento para desempenho usado no Reino Unido desde 2004, bem como sua experiência para elaborar algumas lições importantes que os municípios brasileiros devem considerar antes de empreender o esquema de pagamento por desempenho na atenção primária.

Keywords : Médicos de Atenção Primária; Programa Saúde da Família; Motivação; Recompensa; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )