SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Impact of urban atmospheric environment on hospital admissions in the elderlyCause-specific mortality and income inequality in São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

APOLINARIO, Daniel et al. Avaliação breve de alfabetismo em saúde em português. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 702-711.  Epub July 10, 2012. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012005000047.

OBJETIVO: Desenvolver e validar um instrumento breve para avaliação de alfabetismo em saúde na língua portuguesa. MÉTODOS: O instrumento desenvolvido consiste de 50 itens que avaliam a capacidade do indivíduo de pronunciar e compreender termos médicos comuns. As propriedades psicométricas foram avaliadas em uma amostra de 226 idosos brasileiros. A validade de construto foi estabelecida pela correlação com o número de anos de escolaridade, relato de alfabetismo funcional e desempenho cognitivo global. A validade discriminativa foi estabelecida pela acurácia do instrumento na detecção de alfabetismo em saúde inadequado, definido como a incapacidade de compreender corretamente prescrições médicas padronizadas. RESULTADOS: As correlações com os critérios de construto apresentaram magnitude moderada a alta (coeficientes de Spearman = 0,63 a 0,76). O instrumento apresentou ainda consistência interna satisfatória (Cronbach = 0,93) e boa confiabilidade teste-reteste (coeficiente de correlação intraclasse = 0,95). A área sob a curva característica de operação do receptor para detecção de alfabetismo inadequado foi 0,82. Uma versão com 18 itens foi derivada e apresentou propriedades psicométricas similares. CONCLUSÕES: O instrumento desenvolvido apresentou boa validade e consistência em uma amostra de idosos brasileiros e pode ser utilizado em ambientes clínicos ou de pesquisa com a finalidade de detectar alfabetismo em saúde inadequado.

Keywords : Alfabetização em Saúde; Idoso; Questionários; Traduções; Estudos de Validação; Educação em Saúde; SAHLPA.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English