SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número5Efectividad de programa de control de calidad en mamografía para el Sistema Nacional de Salud de BrasilMédicos, abogados e industria farmacéutica en la judicialización de la salud en Minas Gerais, Sudeste de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Revista de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0034-8910

Resumen

WOLLMANN, Dewey; STEINER, Maria Teresinha Arns; VIEIRA, Guilherme Ernani  y  STEINER, Patrícia Arns. Avaliação de operadoras de saúde por usuários pelo método Analytic Hierarchy Process. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.5, pp. 777-783. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000500003.

OBJETIVO: Analisar a qualidade dos serviços oferecidos por empresas operadoras de planos de saúde, segundo a percepção de usuários. MÉTODOS: Estudo transversal com 360 usuários de sete operadoras de planos de saúde da cidade de Curitiba, PR, e região metropolitana em 2008. Foi aplicado questionário sobre as preferências dos usuários em relação a seis atributos (localização dos pontos de atendimento; efetividade da ação dos médicos, clínicas e hospitais; rapidez e amabilidade no atendimento; facilidade na liberação de guias; preço; abrangência da rede credenciada) de cada uma das empresas operadoras. Para a análise das respostas foi utilizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP, ou Processo Analítico de Hierarquia), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios. RESULTADOS: O atributo mais valorizado pelos usuários foi "preço". As empresas foram agrupadas em dois conjuntos de preferências em relação aos atributos: dos sete planos de saúde, dois apresentaram menor preferência (entre 23% e 19%) e cinco, maior preferência (em torno de 10%). CONCLUSÕES: Com esse tipo de pesquisa, as empresas operadoras de planos de saúde poderiam reformular suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de melhorar seu posicionamento no mercado.

Palabras llave : Sistemas Pré-Pagos de Saúde; Satisfação do Paciente; Avaliação de Serviços de Saúde; Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués