SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número5Decisiones judiciales sobre acceso a los medicamentos en PernambucoConsumo de sustancias ilícitas por adolescentes portugueses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Revista de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0034-8910

Resumen

COSTA, Eliana Auxiliadora Magalhães  y  COSTA, Ediná Alves. Risco e segurança sanitária: análise do reprocessamento de produtos médicos em hospitais de Salvador, BA. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.5, pp. 800-807. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000500006.

OBJETIVO: Analisar condições técnicas do reprocessamento de produtos médicos em hospitais. MÉTODOS: Estudo descritivo de casos múltiplos em centros de material e esterilização de quatro hospitais da cidade de Salvador, BA, em 2010. Foram realizadas entrevista semiestruturada e observação direta, com base em modelo regulatório de reprocessamento de produtos médicos elaborado com a técnica de Conferência de Consenso como padrão de referência. As categorias analíticas utilizadas neste estudo foram: gerenciamento da prática de reprocessamento de produtos médicos, protocolos de reprocessamento, monitoramento do processo de esterilização e rastreabilidade de produtos. Essas categorias foram pontuadas segundo sua conformidade com o modelo regulatório de reprocessamento utilizado. RESULTADOS: Observou-se inadequação generalizada das condições técnicas de reprocessamento de produtos médicos, das condições estruturais dos centros de material e esterilização estudados e das condições dos processos de trabalho, além de dificuldades organizacionais e gerenciais que interferiram nas práticas analisadas. CONCLUSÕES: As práticas de reprocessamento dos produtos médicos nos hospitais analisados configuram risco para os pacientes usuários. É necessária a adoção de um sistema de gerenciamento de risco nesses hospitais e de maior controle sanitário pelo Estado, a fim de proteger a saúde dos pacientes.

Palabras llave : Qualidade de Produtos para o Consumidor; Reutilização de Equipamento; Segurança; Esterilização; Segurança de Equipamentos; Vigilância Sanitária; Gerenciamento de Segurança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués