SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número5Decisões judiciais sobre acesso aos medicamentos em PernambucoConsumo de substâncias ilícitas por adolescentes portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

COSTA, Eliana Auxiliadora Magalhães  e  COSTA, Ediná Alves. Risco e segurança sanitária: análise do reprocessamento de produtos médicos em hospitais de Salvador, BA. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.5, pp. 800-807. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000500006.

OBJETIVO: Analisar condições técnicas do reprocessamento de produtos médicos em hospitais. MÉTODOS: Estudo descritivo de casos múltiplos em centros de material e esterilização de quatro hospitais da cidade de Salvador, BA, em 2010. Foram realizadas entrevista semiestruturada e observação direta, com base em modelo regulatório de reprocessamento de produtos médicos elaborado com a técnica de Conferência de Consenso como padrão de referência. As categorias analíticas utilizadas neste estudo foram: gerenciamento da prática de reprocessamento de produtos médicos, protocolos de reprocessamento, monitoramento do processo de esterilização e rastreabilidade de produtos. Essas categorias foram pontuadas segundo sua conformidade com o modelo regulatório de reprocessamento utilizado. RESULTADOS: Observou-se inadequação generalizada das condições técnicas de reprocessamento de produtos médicos, das condições estruturais dos centros de material e esterilização estudados e das condições dos processos de trabalho, além de dificuldades organizacionais e gerenciais que interferiram nas práticas analisadas. CONCLUSÕES: As práticas de reprocessamento dos produtos médicos nos hospitais analisados configuram risco para os pacientes usuários. É necessária a adoção de um sistema de gerenciamento de risco nesses hospitais e de maior controle sanitário pelo Estado, a fim de proteger a saúde dos pacientes.

Palavras-chave : Qualidade de Produtos para o Consumidor; Reutilização de Equipamento; Segurança; Esterilização; Segurança de Equipamentos; Vigilância Sanitária; Gerenciamento de Segurança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês