SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número5Prevalência de consumo de álcool e tabaco entre adolescentes brasileiros: revisão sistemáticaRecomendações de ingestão e rotulagem de gordura trans em alimentos industrializados brasileiros: análise de documentos oficiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

CAVACO, Afonso  e  SANTOS, Ana Lídia. Avaliação da legibilidade de folhetos informativos e literacia em saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.5, pp. 918-922. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000500019.

OBJETIVO: O bom uso dos folhetos informativos dos medicamentos depende, entre outros fatores, da sua legibilidade e da literacia do utilizador, respectivamente a clareza em identificar letras, palavras e frases impressas e a capacidade em compreender e usar essa informação. O objetivo do estudo foi identificar a possível relação entre uma medida de literacia funcional em saúde e a legibilidade de um folheto de um medicamento anti-inflamatório não-esteróide, esta última avaliada pela diretriz Europeia específica. Numa amostra de 53 participantes, recrutados no ano de 2010 numa farmácia da região de Lisboa (Portugal) e que apresentavam literacia variável, não se encontrou relação entre o nível de literacia e os vários parâmetros de apreciação da qualidade e legibilidade de um folheto informativo.

Palavras-chave : Bulas para o Paciente; Bulas de Medicamentos; Alfabetização em Saúde; SAHLSA-50; Compreensão; Informação de Saúde ao Consumidor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês