SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número5Evaluación de la legibilidad de folletos Informativos y literacia en salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Revista de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0034-8910

Resumen

PROENCA, Rossana Pacheco da Costa  y  SILVEIRA, Bruna Maria. Recomendações de ingestão e rotulagem de gordura trans em alimentos industrializados brasileiros: análise de documentos oficiais. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.5, pp. 923-928. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000500020.

O consumo de gordura trans é comprovadamente prejudicial à saúde humana. Esse lipídio é encontrado principalmente na gordura vegetal parcialmente hidrogenada, amplamente utilizada em alimentos industrializados. O objetivo do estudo foi analisar publicações oficiais sobre o limite máximo de consumo de gordura trans e sua regulamentação de notificação obrigatória na rotulagem nutricional de alimentos industrializados brasileiros. Foram constatadas fragilidades no conteúdo dos documentos analisados, sobretudo a necessidade de reformulação, tanto na recomendação máxima de consumo quanto na notificação da gordura trans na rotulagem nutricional dos alimentos industrializados. São feitas sugestões para essa reformulação, com as quais se busca auxiliar o consumidor no controle de ingestão de gordura trans e, consequentemente, na promoção da saúde.

Palabras llave : Ácidos Graxos Trans; Alimentos Industrializados; Rotulagem de Alimentos; Informação de Saúde ao Consumidor; Gorduras na Dieta; Legislação sobre Alimentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués