SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Significado do estudo de caso em epidemiologiaStrategies and methods of schistosomiasis control author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

COIMBRA JR., Carlos E. A.. O sarampo entre sociedades indígenas brasileiras e algumas considerações sobre a prática da saúde pública entre estas populações. Cad. Saúde Pública [online]. 1987, vol.3, n.1, pp. 22-37. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1987000100004.

O presente trabalho reve os principais aspectos ligados à epidemiologia do sarampo entre sociedades indígenas brasileiras. São discutidos os fatores de ordem genética, nutricional e sócio-cultural implicados na dinâmica de transmissão da doença, enfatizando-se o papel da provisão de serviços básicos de saúde na prevenção da elevada prevalência e mortalidade observada durante epidemias. O autor aborda também aspectos referentes à prática da saúde pública entre estas populações, salientando a relevância da constituição de grupos multidisciplinares para atuação tanto a nível de planejamento como prestação de serviços básicos assim como um maior envolvimento das escolas de saúde pública no atendimento destes grupos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )