SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3A capacitação em epidemiologia no Brasil e a experiência do curso de especialização em epidemiologia da Escola Nacional de Saúde PúblicaDepressão na infância e adolecência: aspectos sociais author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

KLEIN, Carlos Henrique  and  COSTA, Eduardo de Azeredo. Os erros de classificação e os resultados de estudos epidemiológicos. Cad. Saúde Pública [online]. 1987, vol.3, n.3, pp. 236-249. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1987000300003.

Este artigo analisa a validade de técnicas diagnósticas ou de medidas de fatores de risco, através dos seus erros de classificação, e seus efeitos sobre indicadores de risco, próprios de grupos, bem como sobre o risco relativo e a razão de produtos cruzados, obtidos em estudos epidemiológicos analíticos. É demonstrado como os erros de classificação podem distorcer os resultados de inquéritos e estudos de cortes ou de casos e controles. Porém, são propostas formas simples de correção dos indicadores obtidos, sempre que se conhecem estimativas de sensibilidade e especificidade das técnicas utilizadas.

Keywords : método epidemiológico; studos analíticos; validade de técnicas; erros de classificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese