SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue4Política indigenista e assitência à saúde Noel Nutels e o serviço de unidades sanitárias aéreas author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Jaime A.. Reformas e reformismo: "democracia progressiva" e políticas sociais (ou "para uma teoria política da reforma sanitária"). Cad. Saúde Pública [online]. 1987, vol.3, n.4, pp. 360-387. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1987000400002.

Na introdução deste artigo, o autor parte de uma preocupação com o debate atual em torno do processo de tentativa de inovação política setorial que vem sendo designado entre nós pela expressão "Reforma Sanitária". Chama a atenção para os diferentes sentidos em que, a seu ver, esta expressão tem sido utilizada no Brasil E se dispõe a deter-se, particularmente, em um destes sentidos: o que se aproxima da formulação italiana de mesmo nome (a "Riforma Sanitária"). Esta discussão o leva, no corpo do artigo propriamente dito, a tratar, centralmente, da relação entre as características assumidas pela ordenação política liberal contemporânea e a estratégia gramsci-togliattiana de transição no socialismo, no que tange ao tema das chamadas "Políticas Públicas" e, mais particularmente, das "Políticas Sociais". O artigo termina com um esboço inicial de um projeto de investigação comparativa nesta área.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese