SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Oferta tecnológica para o desenvolvimento em saúde: o caso da FIOCRUZImportância dos carnívoros domésticos (cães e gatos) na epidemiologia da peste nos focos do nordeste do Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LABRA, Maria Eliana. Proposições para o estudo da relação entre política, burocracia e administração no setor saúde brasileiro. Cad. Saúde Pública [online]. 1988, vol.4, n.1, pp. 33-48. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1988000100003.

O artigo divide-se em três seções: Primeiro, discute a necessidade de considerar a dimensão política no diagnóstico institucional, na medida em que, na trajetória das decisões e ações governamentais, predomina a lógica da luta de interesses conflitantes em torno da conquista de espaços de poder na burocracia estatal, sobre a lógica neutra da racionalidade técnico-administrativa do planejamento. Segundo, examina o conceito de burocracia, tentando mostrar, à luz de diversas interpretações teóricas, as múltiplas possibilidades de análise que se abrem para o estudo da administração pública brasileira. Terceiro, enfoca a "'burocracia sanitária" como unidade de análise suscetível de ser pesquisada e entendida,utilizando-se o referencial teórico já discutido. Pondera-se, finalmente, a relevância da abordagem política da administração de saúde, tanto em relação à investigação e à docência quanto no desenho de planos tático-operacionais viabilizadores de Reforma Sanitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese