SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Transição e movimentos sociais contribuição ao debate da reforma sanitária author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ARAUJO, Adauto; FERREIRA, Luiz Femando; CONFALONIERI, Ulisses  and  CHAME, Marcia. Hookworms and the peopling of America. Cad. Saúde Pública [online]. 1988, vol.4, n.2, pp. 226-233. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1988000200006.

A ocorrência de certos parasitos em grupos humanos de diferentes regiões tem sido usada para o estudo da origem geográfica tanto da população humana como de seus parasitos. A presença da ancilostomose, em tribos isoladas de regiões remotas do Paraguai, levou a especulações sobre a sua origem, uma vez que as migrações pré-históricas pelo caminho de Bering não poderiam ter sido responsáveis pela introdução do parasito que necessita, para sua manutenção no solo, de temperatura em torno de 22ºC. Propôs-se então que somente migrações transpacíficas de populações asiáticas poderiam ter intoduzido o parasito na América. Esta discussão data do início do século e somente com os recentes achados da paleoparasitologia foi retomada novamente. Este trabalho é uma revisão sobre o encontro de ancilostomídeos em material arqueológico e sugere possíveis rotas seguidas pelos hospedeiros para alcançar o Novo Mundo.

Keywords : ancilostomídeos em material arqueológico; paleoparasitologia; povoamento da América.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English