SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2A vigilância epidemiológica e a infecção pelo HIVA prática de planejamento familiar em mulheres de baixa renda no município do Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Jaime A.. Teoria política e políticas sociais: notas para uma investigação. Cad. Saúde Pública [online]. 1989, vol.5, n.2, pp. 169-186. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1989000200005.

Este artigo parte de uma classificação, realizada por outro autor, das principais matrizes teóricas desde as quais costuma ser abordado o fenômeno das chamadas "Políticas Sociais' na literatura internacional sobre o tema. Refletindo sobre esta classificação, busca-se decompor alguns de seus elementos, precisar o sentido de outros, acrescentar matrizes que parecem ter sido desconsideradas no texto inicial, e, finalmente, distinguir: correntes de intenção mais bem normativa e/ou descritiva, de outras caracterizadas por preocupações de natureza mais marcadamente analítica ou interpretativa. A seguir, o texto, detendo-se nestas últimas, procura considerar, mais detalhadamente, as seguintes matrizes de abordagem do tema em questão: a "leitura" estruturalista do marxismo; o elitismo; o pluralismo; e correntes marxistas não estruturalistas contemporâneas O artigo termina com indicações para o desenvolvimento da discussão nele iniciada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese