SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Nutritional deficiencies: specific control measures by the health sectorMeasuring the impact of promoting breastfeeding in primary health care services in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

WUNSCH FILHO, Victor et al. Sistema de informação para a ação: subsídios para a atuação prática dos programas de saúde dos trabalhadores a nível local. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.2, pp. 136-148. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000200004.

Nas últimas décadas o Brasil transformou-se em uma sociedade industrializada. A partir da perspectiva epidemiológica e considerando as mudanças que estão ocorrendo a população brasileira, particularmente nos aspectos da transição demográfica, discute-se neste trabalho a necessidade de repensar a abrangência e prioridade do sistema de vigilância epidemiológica no país. O estudo avalia o sistema de informação para a ação de acidentes do trabalho a nível local, implantado no Programa de Saúde dos Trabalhadores do SUDS-R-6 (Mandaqui), tendo por base os dados de uma empresa metalúrgica da região que o sistema identificava como apresentando um processo de produção com alto risco de acidentes. A participação dos trabalhadores acidentados na discussão sobre os riscos ambientais e processo de trabalho, permitiu esclarecer a multicausalidade envolvida nos acidentes ocorridos nesta empresa. É destacada a importância da participação dos trabalhadores organizados - através de seus sindicatos, nas ações de controle dos acidentes. Embora, nem sempre essa participação organizada seja possível, o setor saúde deve buscar formas de atuação que resgatem a experiência concreta dos trabalhadores.

Keywords : Programa de Saúde Ocupacional; Vigilância Epidemiológica; Acidentes do Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese