SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Exposure to organic mercury in riparian populations on the Upper Madeira river, Rondonia, Brazil, 1991: preliminary resultsLong-term controlled field experiment on the competition between two species of Biomphalaria (Mollusca, Basommatophora), the snail vectors of Schistosoma mansoni in Northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEMOS, Antonio Agenor Briquet de. Análise crítica de uma revista institucional: as Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.2, pp. 161-169. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000200007.

Criadas e mantidas durante muitos anos para difundir exclusivamente os resultados de pesquisas de uma instituição, as Memórias do Instituto Oswaldo Cruz vêm passando, desde a década de 1980, por mudanças que as transformaram numa revista aberta. São analisadas as condições em que se deu seu surgimento e o excelente papel que desempenharam na difusão dos conhecimentos produzidos pelo Instituto Oswaldo Cruz. O fato de ter sido uma revista diferente das editadas por sociedades científicas não diminui sua importância. A opção atual, que procura dar à revista uma inclinação internacional, com possibilidades de competir no mercado estrangeiro, para o que contribuiria a preferência dada a artigos escritos em inglês, suscita questionamentos quanto ao papel dos periódicos especializados brasileiros no quadro de nosso desenvolvimento científico.

Keywords : Periódicos; Academias e Institutos; Medicina Tropical.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese