SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2A critical appraisal of an institutional journal: Memórias do Instituto Oswaldo CruzPublic health, local health units, and the Brazilian health system author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BARBOSA, Constança S.; BARBOSA, Frederico S.  and  ARRUDA, Francisco. Estudo experimental de campo sobre a competição entre duas espécies de Biomphalaria (Mollusca, Basommatophora), vetores do Schistosoma mansoni no Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.2, pp.170-176. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000200008.

Um estudo experimental de campo sobre a interação populacional entre Biomphalaria glabrata (população-alvo) e Biomphalaria straminea (competidor) foi realizado no município de Alhandra, PB, no período de 1980 a 1989. Os resultados deste experimento nos levam a considerar que é possível a indução de um processo competitivo entre B. glabrata e B. straminea, uma vez que em nove dos criadouros trabalhados até o final, seis deles tiveram as populações da espécie endêmica totalmente substituídas pelo caramujo competidor. O processo competitivo ocorreu mais eficazmente naqueles criadouros sujeitos à dessecação, o que parece ter favorecido a espécie competidora, que resiste bem mais aos períodos de seca. Não houve regressão do processo, ou seja, em todos os riachos onde B. straminea se estabeleceu, o caramujo alvo não voltou a proliferar.

Keywords : Biomphalaria; Esquistossomose; Controle Biológico; Comportamento Competitivo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )