SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2A critical appraisal of an institutional journal: Memórias do Instituto Oswaldo CruzPublic health, local health units, and the Brazilian health system author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BARBOSA, Constança S.; BARBOSA, Frederico S.  and  ARRUDA, Francisco. Estudo experimental de campo sobre a competição entre duas espécies de Biomphalaria (Mollusca, Basommatophora), vetores do Schistosoma mansoni no Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.2, pp. 170-176. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000200008.

Um estudo experimental de campo sobre a interação populacional entre Biomphalaria glabrata (população-alvo) e Biomphalaria straminea (competidor) foi realizado no município de Alhandra, PB, no período de 1980 a 1989. Os resultados deste experimento nos levam a considerar que é possível a indução de um processo competitivo entre B. glabrata e B. straminea, uma vez que em nove dos criadouros trabalhados até o final, seis deles tiveram as populações da espécie endêmica totalmente substituídas pelo caramujo competidor. O processo competitivo ocorreu mais eficazmente naqueles criadouros sujeitos à dessecação, o que parece ter favorecido a espécie competidora, que resiste bem mais aos períodos de seca. Não houve regressão do processo, ou seja, em todos os riachos onde B. straminea se estabeleceu, o caramujo alvo não voltou a proliferar.

Keywords : Biomphalaria; Esquistossomose; Controle Biológico; Comportamento Competitivo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English