SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Long-term controlled field experiment on the competition between two species of Biomphalaria (Mollusca, Basommatophora), the snail vectors of Schistosoma mansoni in Northeastern BrazilSmoking prevalence among students from a metropolitan area in the southern region of Brazil, 1991 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MERHY, Emerson E.  and  QUEIROZ, Marcos S.. Saúde pública, rede básica e o sistema de saúde brasileiro. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.2, pp. 177-184. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000200009.

Este artigo focaliza o desenvolvimento da saúde pública no Brasil com o intuito de analisar os problemas com os quais se depara o processo atual de municipalização dos serviços de saúde. Argumenta-se que a postura neoliberal ou conservadora tornou-se incapaz de articular uma proposta viável para o sistema de saúde. Por outro lado, a proposta reformista concentra sua atenção no sistema de saúde e sua administração, tendo como modelo a postura positivista das ciências naturais e administrativas. Argumenta-se que apenas uma mudança radical no paradigma da medicina, na qual a dimensão coletiva e social predomina sobre a dimensão biológica e individual, permitiria conciliá-la com as necessidades de saúde da população.

Keywords : Saúde Pública; Sistemas de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese