SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Smoking prevalence among students from a metropolitan area in the southern region of Brazil, 1991Chagas' disease and its control in Latin America: an analysis of possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAMPOS, C. E. A.. Os inquéritos de saúde sob a perspectiva do planejamento. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.2, pp. 190-200. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000200011.

Este trabalho discute a importância dos inquéritos de saúde no acompanhamento do processo de distritalização do sistema de saúde. Os principais conceitos que embasam os inquéritos e a bibliografia acerca dos usos que foram feitos dos inquéritos de saúde são revisados. A despeito dos autores dedicados a este tema afirmarem a importância dos inquéritos para o planejamento dos serviços de saúde, este trabalho encontrou evidências de que, na prática, são muito raros os relatos de sua aplicabilidade. Os principais problemas metodológicos são também discutidos. A proposta da realização de inquéritos de demanda mais ágeis e de menor complexidade metodológica poderia ser, para alguns autores, a saída para a sua utilização no planejamento em saúde.

Keywords : Saúde Pública; Planejamento em Saúde; Serviços de Saúde; Nível de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese