SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Health surveys from a planning perspectiveThe reorganization of health services: reflections on the relationship between decentralization, local autonomy and citizens' participation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DIAS, João Carlos P.. A doença de Chagas e seu controle na América Latina: uma análise de possibilidades. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.2, pp. 201-209. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000200012.

A doença de Chagas segue como importante agravo à saúde na maior parte da América Latina, afetando 16 milhões de pessoas e colocando sob risco outras dezenas de milhões de indivíduos, geralmente de origem rural, pobres e socialmente marginalizados. As estratégias e insumos ao controle da endemia concentram-se no controle do vetor e da transmissão transfusional, mostrando-se eficientes e estando disponíveis há pelo menos duas décadas. Sua implementação depende basicamente de vontade política e de disponibilidade técnica e orçamentária, como demonstrado no exemplo brasileiro. São discutidos aspectos epidemiológicos e operacionais da luta antichagásica, o que envolve um horizonte de reformulação e aprimoramento dos próprios sistemas de saúde dos países endêmicos. O controle da doença é viável, constituindo-se num desafio às autoridades sanitárias e à opção dos países pela esfera social. Em particular, a superação da doença de Chagas pode ser um importante fator de catálise para a almejada unidade latino-americana.

Keywords : Tripanossomose Sul Anericanal; Triatomíneos; Transfusão de Sangue; Prevenção & Controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese