SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Health surveys from a planning perspectiveThe reorganization of health services: reflections on the relationship between decentralization, local autonomy and citizens' participation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DIAS, João Carlos P.. A doença de Chagas e seu controle na América Latina: uma análise de possibilidades. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.2, pp.201-209. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000200012.

A doença de Chagas segue como importante agravo à saúde na maior parte da América Latina, afetando 16 milhões de pessoas e colocando sob risco outras dezenas de milhões de indivíduos, geralmente de origem rural, pobres e socialmente marginalizados. As estratégias e insumos ao controle da endemia concentram-se no controle do vetor e da transmissão transfusional, mostrando-se eficientes e estando disponíveis há pelo menos duas décadas. Sua implementação depende basicamente de vontade política e de disponibilidade técnica e orçamentária, como demonstrado no exemplo brasileiro. São discutidos aspectos epidemiológicos e operacionais da luta antichagásica, o que envolve um horizonte de reformulação e aprimoramento dos próprios sistemas de saúde dos países endêmicos. O controle da doença é viável, constituindo-se num desafio às autoridades sanitárias e à opção dos países pela esfera social. Em particular, a superação da doença de Chagas pode ser um importante fator de catálise para a almejada unidade latino-americana.

Keywords : Tripanossomose Sul Anericanal; Triatomíneos; Transfusão de Sangue; Prevenção & Controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )