SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Biological control of tick populations: review and reflectionsChild prostitution: a public health issue author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GAJATE, Patrícia P.; BOTTAZZI, María V.; PIETROKOVSKY, Silvia M.  and  WISNIVESKY-COLLI, Cristina. Relação entre Triatoma infestans, aves domésticas e o homem num povoado de Santiago del Estero, Argentina. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, n.1, pp. 53-57. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000100006.

Determinou-se a associação entre Triatoma infestans, aves domésticas e o homem no povoado de Trinidad, Santiago del Estero, Argentina. Para coletar triatomíneos foram realizadas quatro amostragens no peridomicílio de seis casas, utilizando-se o método de captura hora/homem (dezembro de 1991 a outubro de 1992). Os anexos foram classificados em antrópicos (onde o homem realiza atividades cotidianas) e não-antrópicos. Além disso, determinou-se o perfil alimentar dos barbeiros. De um total de 134 ecótopos investigados, 21% tinham T. infestans; 22% possuíam aves domésticas; e 54% eram antrópicos. Em 25% destes ecótopos foram encontradas aves e T. infestans simultaneamente. As aves foram os únicos animais domésticos associados com o T. infestans, sendo que esta relação só ocorreu nos ecótopos antrópicos. A proporção de ingestas em aves (61/146) foi altamente significativa. Em Trinidad não há galinheiros, utilizando-se, assim, os anexos entrópicos do peridomicílio como local para se construir os ninhos para as aves. tanto pelos elementos usados na preparação dos ninhos como pelo uso posterior dos mesmos, poder-se-ia estabelecer um fluxo periódico de barbeiros do intradomicílio para o peridomicílio, e vice-versa, através do transporte passivo. Esta relação estreita entre Triatoma infestans, aves domésticas e o homem, encontrada nos ecótopos antrópicos, onde também existem outros reservatórios de T. cruzi, como os cães, favorece a manutenção de colônias de barbeiros domiciliares e a transmissão da doença de Chagas ao homem.

Keywords : Triatoma infestans; Aves Domésticas; Ambiente Antrópico; Doença de Chagas; Santiago del Estero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese