SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The relationship between Triatoma infestans, poultry, and humans in a rural settlement in Santiago del Estero, ArgentinaPay for medical labor: a study of systems and forms of payment in general hospitals in Belo Horizonte, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GOMES, Romeu. Prostituição infantil: uma questão de saúde pública. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, n.1, pp.58-66. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000100007.

Este artigo tem como objetivo analisar a prostituição infantil, a partir de uma revisão bibliográfica, com vistas a subsidiar a abordagem desta problemática no campo da Saúde Pública. Inicialmente, as categorias saúde, prostituição e violência são discutidas. tradicionalmente, a prostituição em geral tem sido contemplada pelo saber médico, principalmente dentro de uma ótica higienista. Entretanto, a questão aqui colocada é de natureza distinta daquela presente nesse tradicional saber. Após essa discussão, são apontados aspectos sobre a dinâmica da cruel realidade brasileira, que revela o fato de crianças e adolescentes se prostituírem para sobreviver. Neste quadro, a prostituição infantil e a miséria entrecruzam-se, sem que a primeira se reduza à segunda. Ao longo da análise, procura-se estabelecer uma articulação entre diferentes obras sobre o assunto, no sentido de se contribuir para um avanço no campo do conhecimento relacionado à temática em questão. Finalmente, constata-se que, para se enfrentar o problema, faz-se necessário situá-lo dentro do contexto familiar e articulá-lo a questões macrossociais.

Keywords : Prostituição; Maus-Tratos Sexuais Infantis; Violência; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )