SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The relationship between Triatoma infestans, poultry, and humans in a rural settlement in Santiago del Estero, ArgentinaPay for medical labor: a study of systems and forms of payment in general hospitals in Belo Horizonte, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GOMES, Romeu. Prostituição infantil: uma questão de saúde pública. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, n.1, pp. 58-66. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000100007.

Este artigo tem como objetivo analisar a prostituição infantil, a partir de uma revisão bibliográfica, com vistas a subsidiar a abordagem desta problemática no campo da Saúde Pública. Inicialmente, as categorias saúde, prostituição e violência são discutidas. tradicionalmente, a prostituição em geral tem sido contemplada pelo saber médico, principalmente dentro de uma ótica higienista. Entretanto, a questão aqui colocada é de natureza distinta daquela presente nesse tradicional saber. Após essa discussão, são apontados aspectos sobre a dinâmica da cruel realidade brasileira, que revela o fato de crianças e adolescentes se prostituírem para sobreviver. Neste quadro, a prostituição infantil e a miséria entrecruzam-se, sem que a primeira se reduza à segunda. Ao longo da análise, procura-se estabelecer uma articulação entre diferentes obras sobre o assunto, no sentido de se contribuir para um avanço no campo do conhecimento relacionado à temática em questão. Finalmente, constata-se que, para se enfrentar o problema, faz-se necessário situá-lo dentro do contexto familiar e articulá-lo a questões macrossociais.

Keywords : Prostituição; Maus-Tratos Sexuais Infantis; Violência; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese